20 junho, 2011

Estão todos convidados!

Imagine só, você vai fazer uma festa, uma grande festa, um evento de proporções universais. Para tanto, convidará o mundo para sua casa: pessoas de todos os tipos, de todas as cores, de todos os gostos. Quem puder vir, virá; imagine o mundo todo na sua sala-de-estar e conserte logo o nome, pois "estar" será algo impossível.
Pense que todos virão ao mesmo tempo e tentarão estacionar na sua garagem. Você sabia da festa há anos, podia ter expandido o local, mas não se moveu e só agora, como antes, cabem apenas dois carros populares e apertados. E talvez uns mais dois na calçada da frente. E todos irão ao banheiro simultaneamente, mas há apenas uma pia e um vaso sanitário. Plugar-se-ão à internet e o servidor vai desabar. Ligarão aos que não foram à festa e a linha não dará conta de todas as ligações.
Você chamará o mundo, mas até hoje não sabe dizer obrigado em inglês. Que dirá em chinês ou árabe! Todos estarão ansiosíssimos para conhecer sua casa, o lar de que todos falam tanto na mídia há anos, mas provavelmente não haverá teto se chover, pois as encostas não aguentarão a força das águas. Imagine todos os seus convidados na rua, tentando voltar para casa, cansados, frustrados, mas não conseguindo nem isso, pois a rua da sua casa é estreita e por ela não passarão todos de uma vez. Imagine a vergonha que será tudo isso!
Em toda festa há o penetra, que costuma ser o infortúnio da noite, e o anfitrião, geralmente o organizador de tudo. Não é comum, no entanto, serem a mesma pessoa.
Brasil. 2014. 2016.

3 comentários:

  1. Ótima metáfora p/ ilustrar a vergonha que vamos passar nessa Copa. Adorei o texto, de verdade, parabéns!

    Bjs, Marina

    ResponderExcluir
  2. É uma realidade infeliz da situação do Brasil em relação à Copa.
    Conseguiu descrever muito bem! Adorei muito! Como sempre, suas ideias e textos surpreendem :D

    Abraços de http://diamondsforlittlethings.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai, vai ser uma vergonha D:
    Eu ja to vendo. na época da copa vou me enfiar num buraco e só sair de lá quando acabar
    Ainda sim vou sair na maior frustração --'
    Muito bom post Vithor
    http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que achou do post?