11 abril, 2011

Aos 18

Aqui, no Brasil, tem-se estipulado uma divisão que, como Jupiá, separa dois estados: a menoridade da maioridade. E temos, como hidrelétrica, os dezoito anos. Quer dizer que, às 00h01 do dia do seu aniversário de 18, você, como num toque de mágica, torna-se um adulto, um homem maduro, responsável, seguro de si e com uma meta clara de vida que o beneficiará e à sociedade? Sabemos que não é bem assim...
A maioridade é apenas um dos pontos dos dezoito anos. Há muitas outras coisas vinculadas aos 18. Podemos dirigir -- mas quem é que nunca pegou o carro do pai antes disso? --, podemos beber -- mas quem é que nunca deu uma sugada no colarinho do chope ou virou o copo enquanto o pai se distraía com uma conversa? --, podemos fumar -- mas quem é que... Bom, esse parêntese tem casos e casos... --, podemos ser presos -- mas e os jovens da Fundação CASA? A maioria procura provar de todas as permissividades da idade, exceto a última. Antigamente, para, ao ser preso, ter tratamentos especiais, formava-se; hoje basta ser um político.
Aos 18 devemos votar. Irrita-me muito que para tirar o título de eleitor leva-se dez minutos, mas para se aposentar é preciso uma vida inteira... Mas, enfim, esse é outro assunto. Aos 18 costuma-se entrar ou cursar o primeiro ano da universidade e iniciar-se no curso escolhido,  na viagem intelectual, na militância de esquerda, nos namoros por interesse, nos debates da UNE, nas orgias com as universitárias -- normalmente com as de Biologia -- e, obviamente, nas bebedeiras homéricas.
No entanto, me preocupa que, aos 18, nós, homens, devemos nos alistar nas Forças Armadas. Graças ao Sr. Olavo Bilac, claro, um nacionalistazinho (pra não dizer outra coisa), poeta incentivador dessa regra estúpida, além dos hinos à Bandeira e à República. É dele a culpa de, aos 18, jovens serem obrigados a ser alistar, e ouvir uma série de militares metidos a macho gritando, e ficar de cueca, às vezes sem, na frente dos ditos machos, e, se tiverem a infelicidade de serem chamados, servirem. Para mim, servir ao exército -- aeronáutica ou marinha -- deveria ser como o seminário: só efetivar seu cadastro após receber o chamado. Algo como:
-- Próximo! Como se chama?
-- João.
-- Conte-me como foi.
-- Estava dormindo e sonhei com o Deodoro da Fonseca dizendo "aliste-se!".
-- Ótimo, você começa na segunda. Próximo!


Obs: Nessa quinta, dia 14, completo 18 anos. Se quiser deixar seus parabéns nos comentários, fique à vontade. Abração!

6 comentários:

  1. AE VITHOR!!! PARABÉNS!! XD
    Tudo de bom pra você viu!
    Puta, deve ser um saco ser homem nessas horas... xD
    Concordo com você, no geral aqui nesse post... xD
    Mas putz! Orgia com as meninas de biologia? Não são as de nutrição que ensinam a comer?(quepodreissoxD)
    Eu ri bastante
    um beijo
    http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. parabens, issso passa, vem 19, 20, 42.....
    melhor aprender nas orgias mesmo com as que não estudaram.
    Abraço .

    ResponderExcluir
  3. Concordei com seu texto. E tenho pena dos homens que tem que se alistar... Isso devia ser facultativo, sei lá... Esse assunto abre muita discussão, então vou manter minha boca suja de lado.

    ^^ te dou os parabéns e o abraço na quinta.

    Ri muito do texto, parabéns - como sempre!!

    [Mari, que piadinha foi essa???...]

    http://diamondsforlittlethings.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Já te dei parabéns duaas vezes, mas se vc não viu parabéns, rs. Ah, eu sonho muito com meus 18 anos. Mas se alistar não é obrigatório, Vithor. Bom é isso aí, bjs

    ResponderExcluir
  5. Você vai querer morrer com o comentário de cima, né?

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que a maoir merda de ter feito 18 anos no seu caso, é que agora vc pode ser preso por pedofilia.

    ResponderExcluir

O que achou do post?