19 agosto, 2009

Tradução

A tradução não consiste somente na passagem de um conteúdo de um idioma para outro. Não, meus caros, a tradução pode ocorrer de uma língua para ela mesma. É o que pretendo fazer aqui, ao traduzir a música "A vida é doce", de Lobão, da linguagem poética para um idioma mais popular. Eis a música:

Com a mesma falta de vergonha na cara eu procurava
alento no
Seu último vestígio, no território, da sua presença
Impregnando tudo tudo que
Eu não posso, nem quero, deixar que me abandone
Não posso, nem quero, deixar que me abandone
Não posso, nem quero, deixar que me abandone

São novamente quatro horas, eu ouço lixo no futuro
No presente que tritura, as sirenes que se atrasam
Pra salvar atropelados que morreram, que fugiam
Que nasciam, que perderam, que viveram tão depressa,
Tão depressa, tão depressa

A vida é doce, depressa demais
A vida é doce, depressa demais
A vida é doce, depressa demais

E de repente o telefone toca e é você
Do outro lado me ligando, devolvendo minha insônia
Minhas bobagens, pra me lembrar que eu fui a coisa
mais brega
Que pousou na tua sopa. Me perdoa daquela expressão
pré-fabricada
De tédio, tão canastrona que nunca funcionou nem funciona

Me perdoa, a vida é doce
Me perdoa, a vida é doce
Me perdoa, me perdoa, me perdoa...

São novamente quatro horas, eu ouço lixo no futuro
No presente, que tritura, as sirenes que se atrasam
Pra salvar atropelados que morreram, que fugiam
Que nasciam, que perderam, que viveram tão depressa
Tão depressa, tão depressa

A vida é doce, depressa demais
A vida é doce, depressa demais

Tradução:

Com a mesma cara de pau eu procurava algum carinho nas suas pegadas, fotos e Orkut, deixando rastros em tudo, tudo, tudo...

São 4 da matina, eu ouço um sertanejo no pc, mas lá embaixo uma sirene tenta salvar a vida dum cara que sofreu um acidente de moto na Dutra, a polícia procura os bandidos, os médicos faziam o parto, os bingos enriqueciam com os apostadores, a vida corria rápido pra caramba...

A vida é legal, mas é muito rápida
A vida é legal, mas muito rápida
A vida é legal, mas muito rápida

Aí você me acorda de madrugada pra dizer um monte de merda pelo telefone. Fala que eu sou brega, que sou sempre o mesmo, e eu, apesar de estar puto, com os olhos cheios de remela, peço desculpas por tudo.

Desculpa aí, a vida é legal
Desculpa aí (possível rima: por eu ser um animal), a vida é legal
Descula aí, desculpa aí, desculpa aí...

2 comentários:

O que achou do post?