15 maio, 2011

A dificuldade do ateu

Já repararam que as expressões que usamos são regadas de religião? Os ateus sofrem no mundo, assim como os canhotos: raramente se lembram deles. Privam os canhotos de infraestrutura própria a sua notoriedade; privam os ateus de se comunicar expressando sua fé na inexistência de Deus. Sim, fé. Não há crente maior no mundo que o ateu. Mesmo que sua crença seja baseada na descrença.
Meu Deus! Jesus! Interjeições corriqueiras. Sobra aos ateus o palavrão, mas não é todo ambiente que aceita tal linguajar. Que fazer? Existem sérios princípios a ser zelados aqui. Sem ironia, leitor, falo sério. Esta situação equivale-se a da cria da profissional do sexo que chama o amiguinho de "filho da puta". Não há como não cair em contradição.
Se algo ocorre como o planejado, diz-se "Graças a Deus!"; "Jesus, Maria e José!", diante de ocasiões inesperadas; em sinal de repugnância, "Deus me livre!"; esperançoso, o fiel diz "... se Deus quiser!"; quando alguém espirra, o americano saúda com um "God bless you" e o brasileiro, respeitoso, responde "Amém"; depois do último beijo e abraço, antes da viagem ou de sair de casa para o trabalho, costumam falar "Deus te abençoe". Deve ser por isso que dizem que Deus é onipresente.
Não sobra ao pobre do ateu um modo particular de se comunicar sem trair suas convicções. Por isso, vamos respeitá-los! Vamos respeitar seus princípios, seus valores, suas escolhas. Ah, e, por favor, não se ofenda se algum dia você disser "Vá com Deus" a um ateu e ele não cumprir sua ordem.

7 comentários:

  1. Nossa!!Muito tenso seu texto hein fih! Não tem como fugir, o mundo todo é cristão.Pq ate o ateu fala " Sou ateu graças a Deus"

    ResponderExcluir
  2. um pouquinho da paz do senhor para essa alma perdida! só Jeusus salva.

    ResponderExcluir
  3. Você tem uma visão muito longa sobre assuntos corriqueiros. Sério, eu nunca tinha pensado nisso.
    haha adorei!! Muito bem pensado.

    :* http://diamondsforlittlethings.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. eu concordaria com a Mogena...não fosse a ironia...

    ResponderExcluir
  5. UAHSUAHSUHAS Eu ein guri xD
    Isso é força de espressão.
    Mas sabia que lá nos EUA ao invés de usar "for God's sake" eles dizem: "for Peter's sake"
    Ou ao invés de "Dear LORD!" Eles usam "Dear Peter!"
    HSUAHSUASH
    Acho que dá pra tentar por o pedro na frase.
    Mas ai depende mais de você
    eu ri desse post
    beijo vithor
    http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. quem desenvolve alguma arte (seja ela qual for) e quer chamar a atencão é só se voltar para temas como religião, é algo polêmico e sempre funciona, mas acho batido demais, desculpe não quiz ofende-lo, mas é como palavrão em letra de Rap, ou como integrantes de uma banda que destroem seus equipamentos durante uma apresentacão, é polêmico, mas nada original, o mesmo do mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, seja lá quem for. Religião é um tema polêmico, mas quero deixar claro que escrevo o que me vem na cabeça; se o objetivo fosse ter milhares de acessos e chamar muita atenção escreveria o TEMPO TODO sobre ateismo e sexo. Mas obrigado pela crítica e pelo comentário: são sempre bem-vindos

    ResponderExcluir

O que achou do post?