26 julho, 2010

Mendigando

     Piazada! Dá licença. Não, não, pode ficar tranquilos, não tenho arma não, ó. Sou da paz, sou paz e amor, sou fortaleza (dois socos no peito e uma mão ao ar), piazada! Eu não queria incomodar vocês não, sabe? Não faria essas coisas normalmente, mas, tu nem sabe, tô numa pior... Sou lá de Camburiu, Santa Catarina, tu sabem? É... Lá eu tava bonito... Mas eu perdi tudo pra água, piazada, tudo, quase toda a minha família, perdi até minha mulher: uma prancha 618". Pah, tu devia ver, piazada, eu surfava bonito. Tá vendo essa sandália de couro que tô usando aqui, ó? Foi presente do Frei Antônio, um camarada meu. Já viram Frei surfando? Pois é, piazada, o Frei Antônio surfava comigo, e surfava bonito! Aliás, se um dia tu for pra lá, piazada, pode chegar lá na praia, que se eu tiver lá, te dou comida e um abrigo. Nois tem que se ajudá, né?
     Mas aí veio a água e eu perdi tudo. Fiquei só com meu filho, tá sabendo. O piá tem cabeça, é fortaleza (dois socos no peito e uma mão ao ar)! É só por causa dele que não me joguei embaixo de um caminhão até hoje. Minha vontade era essa. Posso sentar, piazada? (deixa o saquinho de trouxas que levava consigo no chão e depois se senta). Brigado. Pah, vou falar pra tu: vim pra cá a pé, pratecamente. Vim pra cá porque descobri que meus pais tão aqui. Não aqui, em outra cidade, mas tô tentando ir pra lá, tu sabe? O meu pai tá bonito, e se eu chegá nele, ele vai me resolver a vida! Mas já sofri muito, tu sabem, piazada, já me enganaron muito. A sorte que tive foi encontrar um padre no meio do caminho, ele me deu abrigo por uns dias, me serviu um leite quente que dói os dente.
     Eu não queria pedir assim, mas tô precisando da tua ajuda, piazada, preciso de 6,80. E se tu tiverem uma roupa que num use mais, pode ser qualquer coisa, sabe, uma camisa velha, um shorte de ir na praia, sabe, qualquer coisa mesmo! Que que tu acham? Claro, esse Rals também serve, vou até dar pro meu piá que ele é doido nisso. Mas e o dinheiro, piazada? Qualquer coisa mesmo...
     Sabe, um dia os esquim réds, os mortal réds, os borim réds, os moicanos, os hipes, todos esses grupos vão se unir contra o capitalismo... Mas eu nem vou descutir isso com tu, piazada, deixa prá lá...
     Dois reais? Tá ótimo, tá ótimo. Mais? Não tem pressa, eu te espero. Dez reais? Sabe, sabia que tinha que falar com tu, piazada, um dia a gente ainda vai se encontrar, sabia? Porque ó, o mundo é assim, ó (faz um sinal de prisão com os dedos), pequeneninho.
     Agora eu tenho que ir indo, tu sabem, piazada? Hoje passei lá no CEASA, peguei uns resto de comida, uns osso no supermercado e fiz um cozido que tá ó, hum, uma delícia! Só não tá melhor porque não tinha uma buchada. Mas tenho que ir. Montei um barraco numa praça aqui perto e tenho que cuidar dela, não é? Barraca bonita, tu sabem?
     Ah, meu nome é John. É só lembrar de John Travolta. Ou John Lennon. Daí tu lembram de mim. John. Velho John. É isso aí. Agora eu tenho que ir, porque (e foi-se)...


Para constar:
- John existe. John me contou essa história que agora publico pelo blog quando conversava na frente da casa de amigos meus. John conseguiu os 12 reais mencionados. Dois de uma amiga minha e dez de outra, mais caridosa e ingênua. Confesso que, se estivesse em casa, entregaria-lhe minhas chaves.
- Os erros de português são propositais. Revelam a concordância e o sotaque de John.
- Aposto que fomos enganados, mas tudo bem, a história foi boa e o Velho John é uma figuraça!!
- Se você gostou do post, mendigo, como o Velho John, por seu comentário...

Até a próxima segunda.

4 comentários:

  1. Pô! bem massa man, história trú a do velho John hahahah

    ResponderExcluir
  2. peeeena que eu tava perdido nessa hora ;s

    ResponderExcluir
  3. Pois é, você tava perdidaço! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Doze reais pela história. Lembrou-me a cena do filme "O contador de histórias", quando a Margherit compra a caneta para o Roberto depois da dramatização do artista de rua... A usada na Lei Áurea ou a da Independência do Brasil? Não importa, a história foi boa... =)

    ResponderExcluir

O que achou do post?