05 abril, 2010

Acorde, eleitor!

Um post razoalvelmente sério e importante. O amigo leitor que (pasmem!) agora lê esse texto, deve saber que esse ano é de eleição, é ano de pegar fila numa escola qualquer (normalmente é onde se vota) para escolher alguns representantes do povo para cargos no executivo e legislativo, os mesmos que, eventualmente, lhe roubarão e guardarão o dinheiro nos lugares mais improváveis. É por isso, meu caro leitor, que escrevo esse texto: para lhe dar um panorama de como será o cenário eleitoral para o cargo mais importante do executivo. Uma bala pra quem concluiu ser o presidente...

Dona Dilma - Dilma Rousseff é a candidata do governo. Ou melhor, é a candidata do PT. Ou melhor, é a candidata do Presidente, o que a faz candidata do PT e do governo. A revista Veja insiste em focar no ponto de que a ministra não tem história na política nem experiência para abraçar um cargo tão importante, o que não é necessariamente um fato que a descapacita, pois se até um analfabeto funcional conseguiu, por que não ela? Dilma (ou Lula) já abraçam a campanha há alguns meses e viajam juntos para fazer o rosto da "mãe do PAC" aparecer, principalmente quando uma obra é entregue a tempo (fato raro) e é bem construida, ou se a viagem envolve o Nordeste. Marisa, a primeira-dama, tem estado relativamente paciente e não puxa tanto a orelha do presidente por ele estar mais com a segunda-dama (Dilma) do que com ela e a família. Portanto, Dilma, além de ter enfrentado um câncer, uma peruca ridícula, seu cabelo após o tratamento e as viagens pelo Brasil para se promover, ainda precisa ficar de olho, porque paciência de esposa é como bomba-relógio... Talvez o maior problema para a ministra seja carregar nas costas a herança de um dos governos mais escandalosos dos últimos anos... e também o mais seguro economicamente.

Serra Burns - O governador de São Paulo acertou sua candidatura com seu partido (PSDB) após o outro possível e forte candidato (Aécio) desistir. Serra carrega consigo muitos anos de vida pública, além das olheiras grotescas e cabelos escassos. Nada disso o impede de se mostrar vivaz, de candidatar-se à Presidência e de manter um profile no twitter com milhares de seguidores. O queridinho da Veja, no entanto, carrega dois agravantes para se questionar antes de digitar seus números na urna eletrônica:

  • Faz parte do PSDB, partido do ex-presidente FHC, que criou o Real, mas também privatizou tudo o que via pela frente. A pergunta é: queremos isso?
  • Educação. Serra administra o governo de São Paulo. O estado conta com o regime de progressão continuada, que é bem simples de entender, para quem não conhece: todo aluno é passado de ano durante o ensino fundamental, mesmo que não tenha competência para isso. Serra não é seu criador. Chegou a criticar o regime enquanto esteve na prefeitura, em 2006, dizendo "Em nome do ultraliberalismo, o Brasil caminhou para o analfabetismo". Porém ele está no governo agora e o programa continua intacto, em pleno vigor e a educação...

Marina de Deus - Quem não conhece Marina Silva? Eu particularmente sou um grande admirador de seu trabalho, mas nem por isso farei com que você vote nela através de post. Marina tem sim grandes atributos a seu favor, mas também tem contras. Preocupa-me o fato dela ser da Assembléia de Deus. Nosso país é privilegiado por não ter conflitos religiosos e, sabe-se, existe um radicalismo e um fanatismo exagerados na religião de Marina. Até que ponto isso influenciará suas decisões se presidente? Obviamente a tecla "aborto" nem será tocada... Isso é bom? Cada um defende sua ideologia. De uma forma ou de outra, a igreja católica acaba sendo uma barreira também, não para Marina, mas para a sociedade. A IC recentemente mostrou-se irredutível contra alguns pontos do Programa Nacional dos Direitos Humanos de 2009 (incluindo o aborto e a união de homossexuais). Mas enfim... A única certeza que tenho sobre Marina é que, após uma contaminação por mercúrio, cinco malárias, três hepatites e uma leishmaniose, ela nunca fará o mesmo que Tacredo Neves.
  
Ciro Gomes - É casado com Patricia Pillar

5 comentários:

  1. ai ai ai...e agora? e agora josé?

    ResponderExcluir
  2. Vithor, Vithor, a cada post seu me torno uma fã mais e mais incondicional sua.

    A começar pelas caricaturas, amei-as todas! Ótimas, sem tirar nem pôr!

    A ideia de trazer à luz alguma informação para a galera da sua idade, então, #tudodebom, meu twigo virtual. Pena que vc não mencionou o lado bom da Marina Silva, de ela ter-se letrado apenas aos 16 anos e hoje estar entre as pessoas citadas como as que têm reais chances de salvar o planeta, como disse - acho que foi o The Guardian, se não me engano - twittei no fim de semana.

    Never mind, o que importa é que vc apurou o dever de casa está aí, prontinho para fazer a turma dos 16 anos tirar o traseiro de suas poltronas e sair à cata de um futuro melhor para nosso País, literalmente alagado, afogado em águas de chuva! Um absurdo que tem como responsáveis, cada qual com seu percentual, a falta de educação do povo, a falta de envolvimento político de todos nós (de todas as idades) e, claro, a falta de vergonha e vontade política dos nossos "políticocôs". Estes, que temos eleito por tabela ou até diretamente, estes aos quais vc se referiu como os que usam suas roupas de baixo como cofrinhos para receber o dízimo, quinhão ou féria adicional por propinas ou outros nomes que queiram se referir ao que deveria ser empregado para evitar as catástrofes que matam conterrâneos etc. e tal. Parabéns pela ideia, pela criativade, pela língua afiada - acho que certamente vc será um sucessor do Millor de uma forma ou de outra, com seu estilo, certo, mas tiro-lhe o chapeu, pela coragem de colocar a cara à tapa. Já é bastante bom para sua geração e para a nossa também.

    "Aí, meu garoto", deve lhe dizer sua orgulhosa mommy todos os dias, nénão? Beijo e força na peruca!

    Sua amiga doidinha, mas que te gosta muito e torce pelo seu sucesso, a passada pelos anos, mas muderna pelos atos, Vany! Ou apenas, @mosaicosocial

    ResponderExcluir
  3. Gostei da imagens e do humor. Bom post! 8D

    ResponderExcluir
  4. Gostei mesmo do post!
    Deixou bem claro alguns pontos importantes.

    Eu vou de Marina, porque acho que apesar dos pesares, ela será uma ótima presidente!

    enfim, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Ciro Gomes: Casado com a Patricia Pillar. Ponto. Haushaushasuhasu!

    E o Serra Burns? Huahasuhasuashu.

    Gostei do post!

    ResponderExcluir

O que achou do post?