07 dezembro, 2009

ENEM, por mim

Eu não sou diferente de ninguém! Mentira, sou sim agradeço diariamente por não ser como a Joelma do Calypso, por exemplo. Mas o ponto é que, como todos, vou falar sobre o ENEM. Mas por favor relevem isso e me perdoem. O fato é que ainda estou envolvido com a prova que fiz nesse último fim de semana e gostaria de compartilhar algumas coisas com vocês agora:

- Nunca se viu tantos não-jovens fazendo uma prova como nesse fim de semana. Ponho "não-jovens" porque a variante de idades era de 25 (já não muito comum em vestibulares e provas como o ENEM) a 80 (preciso comentar que não é comum também?). O motivo de tantas pessoas de idades avantajadas ocuparem as carteiras para resolver as 180 questões? A maioria diria que eles a fizeram para obter o diploma do Ensino Médio. Eu duvido... Motivo mais fútil, não? O que leva um senhor de 80 anos a desejar um diploma do Ensino Médio no fim da vida? Não, não foi só por isso. Só há uma coisa que mobiliza muitos nã-jovens ao mesmo tempo: a fome! Acho que, além da possibilidade de sair com o "comprovante-aluno-mediano", os mais bem colocados sairiam com uma cesta básica. Não é de se duvidar, já que o ENEM é de responsabilidade do Governo... Também não é de se duvidar que nessa cesta terá panetone...

- Algumas pessoas são facilmente identificadas. Os boyzinhos da escola pública que foram só pra fazer número fazem parte dessas pessoas. Vejam bem: o preconceito aqui não é com a escola pública, mesmo porque já estudei em uma; o preconceito é com os babacas que pegam seu bonézinho falcificado, sua caneta, não pagam nada e fazem número para o governo federal se orgulhar da educação do país. RIDICULUM! Mas enfim, não tenho muito do que me queixar... Eles, a partir do momento autorizado, sumiam da sala direto para suas casas, importunando menos o meu ego espaçoso.

- Um dos textos que antecediam a uma questão (quem quiser comprovar veja a questão 103 da prova azul do segundo dia) dizia o seguinte: "[...] Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo - incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes [...]". Alguém, por um acaso, não entendeu quando que o corpo especificado não incluia e envolvia todas as partes?


- Certeza que pelo menos um imbecil fez algo parecido com o representado na imagem...

- Juro que não foi por maldade, mas, na hora que recebi o cartão-resposta e vi que tinhamos que marcar a cor da nossa prova, pensei: "E os daltônicos?"

- Analisando uma questão, li, sem malícia, a fonte. Era de um livro chamado "Melhores Contos". Por que TODO escritor faz um livro chamado "Melhores Contos"? Que falta de criatividade!! Se um dia escrever algo parecido, chamará "Piores Contos"! E tenho dito!

Confira meu outro texto sobre o ENEM clicando ali => AQUI!

6 comentários:

  1. *falsificado.
    aprende a escrever direito antes de sair falando merda por aí..
    :)

    ResponderExcluir
  2. Ô anônimo, a forma como ele escreveu foi irônica. Analfabeto funcional!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto!... Parabéns, vc deve ter ido muito bem no ENEM, pois o que falta nesse país é interpretação (haja vista esse anônomo aí de cima)!

    ResponderExcluir
  4. Não creio que tenha sido "fome" o motivo de muitas pessoas em idade avançada(não AVANTAJADA)terem feito o ENEM, e sim o fato de que elas querem prestar vestibular e tentar uma vida melhor, com salário melhor ou simplesmente por satisfação pessoal.

    ResponderExcluir
  5. Pensei a mesma coisa sobre os daltônicos, kkkkkk!

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei com medo do ENEM... Feliz?

    ResponderExcluir

O que achou do post?