27 junho, 2011

Ao silêncio

Fartei-me do nocivo vácuo da voz dos leitores. Cobri-la-ei com o peso voraz das minhas nádegas para que sinta todo o meu sufoco, ó meu observante. Só me consomes, mas não me alimenta! Se quiseres, daqui em diante, o subproduto que por aqui procuras, abre bem a boca e absorve-o direto da fonte. Será meu único esforço.
Não cobro festejos e louros, mas a quitação da dívida aos ignóbeis olhos efêmeros. Fixem-se! Qual é o empecilho de, do teu farto e infindável tempo, retirar minúsculos segundos para reconhecer o mérito ou criticar os entraves de minhas narrações, solilóquios, argumentações? Dá-me teu latim, leitor insensível!
Nesta terra de palmeiras donde voam os urubus, dou-lhe o lixo semanal para a fome fartar. Faz-me o mesmo, com o pútrido comentário de tuas impressões. Se teu silêncio perdurar, juro, terei de calar-me de todo, como tu. Não que te importes; nem que me farei fiel à promessa. Mas as hipérboles do desespero caminham neste sentido. E para onde vão os exageros, vou-me junto, a galope.

20 junho, 2011

Estão todos convidados!

Imagine só, você vai fazer uma festa, uma grande festa, um evento de proporções universais. Para tanto, convidará o mundo para sua casa: pessoas de todos os tipos, de todas as cores, de todos os gostos. Quem puder vir, virá; imagine o mundo todo na sua sala-de-estar e conserte logo o nome, pois "estar" será algo impossível.
Pense que todos virão ao mesmo tempo e tentarão estacionar na sua garagem. Você sabia da festa há anos, podia ter expandido o local, mas não se moveu e só agora, como antes, cabem apenas dois carros populares e apertados. E talvez uns mais dois na calçada da frente. E todos irão ao banheiro simultaneamente, mas há apenas uma pia e um vaso sanitário. Plugar-se-ão à internet e o servidor vai desabar. Ligarão aos que não foram à festa e a linha não dará conta de todas as ligações.
Você chamará o mundo, mas até hoje não sabe dizer obrigado em inglês. Que dirá em chinês ou árabe! Todos estarão ansiosíssimos para conhecer sua casa, o lar de que todos falam tanto na mídia há anos, mas provavelmente não haverá teto se chover, pois as encostas não aguentarão a força das águas. Imagine todos os seus convidados na rua, tentando voltar para casa, cansados, frustrados, mas não conseguindo nem isso, pois a rua da sua casa é estreita e por ela não passarão todos de uma vez. Imagine a vergonha que será tudo isso!
Em toda festa há o penetra, que costuma ser o infortúnio da noite, e o anfitrião, geralmente o organizador de tudo. Não é comum, no entanto, serem a mesma pessoa.
Brasil. 2014. 2016.

13 junho, 2011

12 de junho

Há quem dê chocolate, mas não na mesma proporção da Páscoa. Há quem dê flores, mas não na mesma quantidade que se deixa sobre o túmulo no dia de finados. Em relação aos Estados Unidos, está atrasado quatro meses (o Valentine's Day é em fevereiro). Em relação ao Carnaval, quase a mesma coisa. O dia dos namorados é como alguns namoros que há por aí: ficam sempre em segundo plano.
Namorar pode ser o prelúdio do casamento. Não sei quem disse isso, mas reza uma ideologia de que, para casar, é importante não só ser capaz de conviver com o outro o resto da vida, mas conversar com ele. Mas é mais que isso. O namoro é a fase de testes. Se seu namorado for surdo, você está disposta a gritar para o resto da vida? E se sua namorada tiver AIDS, você está disposto a usar camisinha para o resto da vida? São perguntas a se fazer...
Namorar, para o homem, é conhecer o ciclo menstrual da companheira e, pacientemente, quando ela estiver no período, dar abraços no sofá, quando, na verdade, você queria estar na cama dando-lhe apertos. Namorar, para a mulher, é entender que, ao companheiro, é mais interessante beber cerveja com os amigos do que passar a tarde vendo um filme meloso no cinema, com você. Namorar é conhecer a família que não é sua, ser ameaçado de morte pelo tio que tem um revólver ou pelo pai, que tem dois metros de altura, é gastar dinheiro com besteiras e ouvir reclamações de ciúme.
Mas calma, não termine seu relacionamento por causa do trecho acima. Há inúmeras vantagens no namoro! Como, por exemplo... É... Como por exemplo sua cunhada, que o adora e sempre faz bolos deliciosos para você! Sim, sem dúvida, é a melhor parte!
Feliz dia dos namorados, leitor. E boa sorte.



Mensagem a minha namorada: é tudo mentira, tá? É só pras pessoas acharem graça, viu? Não termine o namoro comigo, ok? Não existe prazer maior na minha vida que passar os dias ao seu lado. Eu te amo!

06 junho, 2011

Secaram a infância!

Estão acabando com a infância, cada vez mais. Como se não bastasse apenas o efeito catastrófico dos videogames japoneses, nossos engenheiros resolveram dar sua contribuição negativa: privaram nossas crianças dos expostos leitores d'água da vizinhança! Sobra a pergunta: com o que os moleques que ainda andam pelas ruas vão se divertir?
Você, com mais de vinte anos (ou menos, se morar em uma cidade do interior), lembra-se de andar pelas calçadas dos vizinhos em busca de diversão. O entretenimento compreendia prejudicar o conhecido, privando-o de tirar o sabonete do rosto no fim do banho. Maldade? Pirraça! Impagável era assistir à mulher sair de toalha na rua, com os olhos ardendo, xingando até o Papa, para reabrir a água. Emoção indescritível.
Leitor d´água, registro, relógio, são os nomes mais comuns. Pra quem não sabe, é aquela caixinha que mede o gasto de água das residências, composta por um cano, mediado por números acelerados pelo abrir e fechar de torneiras e chuveiros e, o principal, com uma chave que, fechada, interrompe a passagem de água para toda a casa. Esse era o alvo das crianças. Mas andam colocando o registro entre o muro. E, como se não bastasse o desaforo, entre a mão que viola e o leitor d'água, há um visor à microondas, um plástico transparente e inviolável. Isso é maldade!
Tema pelas crianças do futuro, pois elas sofrerão. Uma infância sem fechar, ao menos uma vez, um registro é um aposto sem conteúdo, um digressão muda, um vazio na vida dos jovens. Prejudicará o desenvolvimento, meus caros, atenção! Sorte que as campainhas ainda ficam expostas...